Do-In


Pouca gente sabe que nosso corpo inteiro está “mapeado” em forma de pontos na palma da mão. Isso acontece porque todos nossos órgãos e músculos estão interligados e conectados a zonas reflexivas que existem nas mãos todos nós.

E, embora muita gente não acredite, por meio da reflexologia, que consiste em massagens pontuais, estes pontos na palma da mão conseguem enviar sinais por meio de nosso sistema nervos ao cérebro, que tenta, por sua vez, resolver o problema indicado pelo sinal em questão.

Um bom exemplo disso, como você já conferiu aqui, no Área de Mulher; é a técnica usada para aliviar a dor de cabeça sem ajuda de analgesicos. Na matéria, como indicamos, existe um único ponto que você precisa tocar da maneira correta e por um determinado período de tempo para que o incômodo passe como se fosse um milagre. Lembra?

Na palma da mão:
Mas, obviamente, não é somente o ponto da dor de cabeça que existe em suas mãos. Como você vai ver hoje, existem pelo menos mais 4 outros pontos na palma da mão que precisam ser conhecidos e que são capazes de controlar todo seu corpo.

Basta uma massagem leve, mas firme, em movimentos circulares nestes pontos na palma da mão, de preferência usando o dedão da mão oposta; para que vários tipos de dores reduzam ou desapareçam. Interessante, não?

Mas, antes de aprendermos onde encontrar cada um dos pontos e o que eles fazem por nosso corpo, é preciso saber de alguns detalhes. O primeiro deles é que sua mão direita corresponde ao lado direito de seu corpo e que sua mão esquerda, corresponde o lado esquerdo.

O segundo é que se você fizer movimentos lentos nos pontos indicados sua dor pode passar com rapidez ou não. Caso isso aconteça, dê um intervalo de alguns segundos e volte a massagear o ponto correspondente ao desconforto que você está sentindo.





9 PONTOS NO CORPO PARA PRESSIONAR E ALIVIAR O ESTRESSE (tente em casa)

O corpo humano é cheio de pontos-chave que quando pressionados ajudam a aliviar dores e equilibrar emoções, como estresse, ansiedade e tristeza. Conhecida como digitopressão, a técnica utiliza apenas  a pressão dos dedos sobre pontos específicos relacionados aos pontos de acupuntura para aliviar incômodos.

O procedimento pode ser realizado pela própria pessoa, com ou sem a ajuda de um especialista. De acordo com Reginaldo Ceolin, fisioterapeuta  especialista em acupuntura, do  HCor, parar as atividades por um minuto e realizar a técnica já traz efeitos benéficos. “O ideal é fazer com os olhos fechados, respirando profundamente e levando a atenção a cada ponto quando estimulado”, explica:

Para ajudar a acalmar a mente e eliminar o estresse e ansiedade, Ceolin indica alguns pontos e a maneira correta de ativá-los. Confira nas fotos a seguir:


1-  Topo da cabeça

O primeiro ponto situa-se no meio do crânio, no topo da cabeça. Ativá-lo ajuda a beneficiar o cérebro e os sentidos, elevar a mente e acalmar as emoções.  “Quando a pessoa é muito agitada ou autoritária, ela pode ter dores de cabeça, pressão alta e pensamentos muito confusos. Então, esse ponto ajuda a baixar um pouco essa condição”, afirma o especialista Reginaldo Ceolin.
Estímulo: aperte o ponto com os dedos médios e segure.


2-  Meio da cabeça

A localização deste ponto fica cerca de um polegar para os lados, para frente e para trás do primeiro. Também é indicado para acalmar a mente e organizar os pensamentos.
Estímulo: pressione com os dedos médios, anulares e indicadores e segure por alguns segundos.


3-  Meio da testa

Localizado entre as sobrancelhas, esse é um dos principais pontos que quando estimulado ajuda a tranquilizar, equilibrar o sistema nervoso e aliviar a ansiedade.
Estímulo: basta pressionar e segurar por alguns segundos enquanto respira profundamente.


4-  Região do buço 

Este ponto localiza-se entre o nariz e o lábio superior. É um dos mais importantes para a restauração da consciência. Ativá-lo ajuda a acalmar a mente, renovar o ânimo e fazer o fluxo energético na parte central do corpo fluir de maneira mais adequada.
Estímulo: massagear com pressão moderada usando o dedo indicador, fazendo movimentos de um lado para o outro.


5-  Parte superior do queixo

Esse ponto fica bem abaixo do lábio inferior (na região do cavanhaque). Realizar movimentos nessa região faz o fluxo energético na parte central do corpo fluir de maneira mais adequada.
Estímulo: massagear com pressão moderada de um lado para o outro.


6-  Região inferior da clavícula (gravatinha)

Esse ponto situa-se em uma depressão entre a primeira costela e a margem inferior da clavícula. “É um ponto usado para energizar o corpo todo, como se fosse um tônico”, explica Ceolin.
Estímulo: deve-se apertar o ponto com o dedo indicador e o polegar realizando movimentos de  pulsar.


7-  Meio do peito

O ponto exato fica na linha média entre os mamilos, é usado para aliviar o estresse que se acumula nessa região, tranquilizar e melhorar a respiração.
Estímulo: dar leves batidas com os dedos indicador, médio e anular ao mesmo tempo, enquanto faz respirações profundas.


8-  Pescoço

Os dois pontos ficam na parte posterior do pescoço e compreendem o início e o final da coluna cervical.  Esse local está sujeito a muita tensão, ainda mais com o uso de celulares e computadores, logo essa manobra visa aquecer, relaxando, favorecendo o fluxo energético e a circulação local.
Estímulo: esfregar com o punho fechado dos dois lados ao mesmo tempo, enquanto respira profundamente.


9-  Região lombar

Os dois pontos a ser ativados delimitam o final da coluna  lombar e o sacro. Toda a região entre um ponto e outro deve ser estimulada para ajuda a aliviar a tensão característica da região.
Estímulo: com os punhos fechados, esfregar os dois lados ao mesmo tempo, enquanto respira profundamente.


Fonte: Hcor